14 de maio de 2021

Centro de Zoonoses retoma cirurgias de castração de felinos domiciliados

A Unidade de Controle de Zoonoses de Cabedelo retomou ontem o processo de castração de felinos domiciliados. O procedimento de castração e esterilização está sendo feito no 5º dia útil de cada mês somente pelo site, através do cadastramento nele: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/castracao-de-caes-e-gatos/ .

Após cadastro no site, o solicitante receberá um e-mail com o turno e data disponíveis. Após as divulgações das ofertas das vagas, cada tutor pode indicar 01 (um) animal por mês, com exceção de OnGs, Protetores Independentes e Instituições. Após o animal ser contemplado com a vaga informada no e-mail cadastro (não é necessário imprimir a confirmação), dever seguir as seguintes orientações:

Jejum de 8 horas (água e comida);

Idade Mínima de 8 meses e máximo de 8 anos;

  • Manhã= Alimentação até as 22h do dia anterior;
  • Tarde= Alimentação até as 05h da manhã do dia da cirurgia;
  • Banho no dia anterior macho e fêmea (canino);
  • Felinos sem ferimentos;
  • Fêmeas: Não podem estar prenhas, cio ou amamentando;
  • Os felinos deverão vir em caixas de transportes adequados para o porte;
  • Horário de entrada para entrega dos animais: cirurgia: manhã 07h e tarde 12h

Atenção: Quanto aos procedimentos cirúrgicos, primeiramente é feito um hemograma e avaliação veterinária. Após os exames e o animal estando apto, então é realizado o procedimento cirúrgico.

Terão prioridades para acesso à castração donos de felinos que estejam cadastrados em algum programa de transferências de renda do Governo, a exemplo do Bolsa Família, e que não possuam recursos para realizar o procedimento.

A Unidade de Controle de Zoonoses é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos, tais como: Leishmaniose Visceral, conhecida popularmente como Calazar; Leptospirose; Doença de Chagas; Febre Maculosa; Raiva; Esporotricose; e Dengue.

Também é de responsabilidade da Zoonose a desinsetização das unidades públicas. A Unidade também trabalha com campanhas educativas de informações sobre as zoonoses em geral, além de disponibilizar vacinação contra raiva de forma gratuita em animais domiciliados de toda população.

Para mais informações, o Centro disponibiliza o telefone (83) 3250.3501, das 8h às 14h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *