18 de maio de 2021

Secretaria de Meio Ambiente de Santa Rita-PB inspeciona Rio Paraíba para combater poluição que atingiu o litoral paraibano

Conforme noticiado na imprensa, toneladas de lixo estão sendo encontradas e recolhidas em praias da Paraíba e Rio Grande do Norte. Entre os materiais, seringas, tubos para coleta de sangue, documentos, restos de roupas e sapatos. Assim, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) de Santa Rita tem contribuído com inspeção no estuário do Rio Paraíba.

O esforço está somando ao de órgãos ambientais de outras cidades litorâneas, em conjunto com o governo estadual, para identificar a origem e o alcance dos resíduos. O objetivo da vistoria da SEMMA foi detectar se havia no município sinais do mesmo lixo que atingiu outras áreas com orlas marítimas e fluviais do Estado.

A equipe da SEMMA conversou com moradores, pescadores e comerciantes locais, mas não houve relatos de nenhuma ocorrência atípica de aparecimento de resíduos flutuantes na água ou na areia na região.

Pela influência marinha, as localidades de Ribeira e Forte Velho são berçários naturais para reprodução de várias espécies de peixes e crustáceos.

“A presença de lixo em ambiente como este causa alteração da água e dispersão de substâncias nocivas aos animais e à natureza, diminuindo a produtividade das espécies, contribuindo para que estas desapareçam. Isso coloca em risco a própria subsistência das comunidades ribeirinhas que dependem da pesca para sobreviver”, afirmou a secretária Andrea Santos ao justificar a preocupação da SEMMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *