23 de setembro de 2021

Defesa Civil registra 40,8 mm de chuva nas últimas horas na capital e mais 35 municípios da PB estão em alerta para chuvas intensas

Precipitações na capital mais intensas no bairro Altiplano e arredores

A Defesa Civil de João Pessoa monitora a situação das áreas de risco, redobrando a atenção, diante das chuvas que caem na Capital paraibana nesta terça-feira (10). Até o dia amanhecer já tinham sido registrados 40,8 milímetros (mm). No começo do dia houve quedas de árvores, como ocorrido no bairro Vieira Diniz, mas sem vítimas.

O bairro do Altiplano foi o que mais registrou volume de chuvas, seguido por Manaíra, com uma precipitação que atingiu um volume de 28,8 milímetros, Tambauzinho, com 28,8 milímetros, e Cuiá, com 17,3 milímetros.

De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de mais chuvas nas próximas horas e, durante o restante da semana, que as precipitações ocorram de forma ocasional na mesma média, ou seja, entre 30 e 50mm, no espaço de 24 horas.

A Defesa Civil também informou que não recebeu ocorrências graves, porém segue alerta para alagamentos ou outros problemas relativos às fortes chuvas.

“O nosso trabalho preventivo é ininterrupto. O monitoramento é 24 horas e sempre que chove redobramos a atenção. Estamos em pleno Inverno e, mesmo com a situação sob controle, seguimos com a preocupação em cuidar de João Pessoa, conforme a orientação do prefeito”, disse Kelson Chaves, secretário da Defesa Civil de João Pessoa.

A Defesa Civil em João Pessoa disponibiliza dois telefones de plantão para a população ligar em caso de necessidade. Tratam-se dos números 0800-285-9020 e 9.8831-6885.

Ontem um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido desta segunda-feira (9) até esta terça-feira (10), alertou que o volume de chuvas pode chegar a 50 milímetros por dia.

Durante o período, as chuvas irão variar de 20 milímetros a 30 milímetros por hora e há previsão de ventos intensos entre a casa de 40 a 60 quilômetros por hora, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é que não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também há recomendação para que não se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais 35 municípios paraibanos, além da capital João Pessoa, seguem com o aviso de alerta de chuvas intensas. A população pode contar com a ajuda da Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira a lista:

Alhandra

Araçagi

Baía da Traição

Bayeux

Caaporã

Cabedelo

Caiçara

Caldas Brandão

Capim

Conde

Cruz do Espírito Santo

Cuité de Mamanguape

Curral de Cima

Itabaiana

Itapororoca

Jacaraú

João Pessoa

Juripiranga

Lagoa de Dentro

Lucena

Mamanguape

Marcação

Mari

Mataraca

Mulungu

Pedras de Fogo

Pedro Régis

Pilar

Pitimbu

Riachão do Poço

Rio Tinto

Santa Rita

São José dos Ramos

São Miguel de Taipu

Sapé

Sobrado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *