22 de outubro de 2021

Guedes sugere vender ações de estatais para regular preço da gasolina

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou hoje (4/10), a possibilidade do governo vender ações de estatais para alimentar um fundo e regular os preços dos combustíveis.

Diante desses valores absurdos no combustíveis o governo Bolsonaro voltou a estudar a criação de um mecanismo para amenizar esses movimentos, ajudando também a segurar a inflação.

Guedes sugeriu que o fundo poderia receber aporte inicial por meio da venda de ativos do governo.

O tratamento do patrimônio da União. Por exemplo, agora está se discutindo se vamos fazer fundos de estabilização. Como nós vamos fazer isso? Ora, podemos integralizar esse fundo de estabilização com ações da PPSA, com ações que o BNDES tenha por exemplo da Petrobras. Tudo isso são práticas

Paulo Guedes

O próprio presidente Jair Bolsonaro também tratou do assunto semana passada em sua live semanal. Na quinta-feira, ele defendeu a existência de um fundo regulador para controlar as oscilações nos preços do petróleo no mercado internacional. 

O governo federal atualmente vem estudando outras formas de abastecer o fundo. Uma delas seria destinar recursos arrecadados com a cobrança da Cide. Outra ideia é usar verbas de dividendos a serem pagos pela Petrobras à União, que têm crescido nos últimos meses.

A última previsão bimestral do Ministério da Economia, houve um crescimento de 47% na expectativa de pagamento de dividendos das estatais ao Tesouro em 2021 —para mais de R$ 25 bilhões.

Vista Pátria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *