7 de dezembro de 2021

CANDIDATO DA 3ª VIA Moro ingressa no Podemos, distribui críticas a Lula e Bolsonaro e admite disputar a Presidência

Facebook
fb-share-icon
Twitter
Tweet

Pode-se dizer que o ex-juiz Sérgio Moro foi cauteloso em seu discurso de filiação ao Podemos, o primeiro passo para entrar na disputa pela Presidência da República. Moro pontuou a luta contra a corrupção, a pauta liberal, combate à inflação e um programa de erradicação da pobreza.

Mas, não deixou de distribuir farpas, mesmo sem citar nomes, contra o ex-presidente Lula e o atual presidente Bolsonaro. Sobre Lula sua referência foram alguns mega-escândalos como Mensalão e Petrolão. Na referência a Bolsonaro, falou nas “rachadinhas” e nos orçamentos secretos.

Esse era, na verdade, o quadrante onde se esperava de fato que Moro se situasse. Em terceiro nas pesquisas até agora publicadas, Moro entra no cenário da disputa como alternativa de terceira via, e, a depender da repercussão de sua decisão de ser candidato, poderá determinar como outros nomes dessa raia eleitoral irão se comportar.

Se crescer e ultrapassar, por exemplo, o número mágico de 15%, Moro entrará no páreo, e poderá esmagar outros competidores da terceira via. Mas, caso sua entrada na disputa siga sem empolgar significativamente o eleitorado, então deverá prosseguir a indefinição quem será esse candidato.

Contudo, Moro com certeza entra na disputa maior do que Ciro Gomes (PDT), João Dória e Eduardo Leite (PSDB), que são, até o momento, os nomes mais celebrados como eventuais candidatos à terceira via. Os demais, a preço de hoje, são meros coadjuvantes.

Blog do Helder Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *