30 de novembro de 2021

Prefeito Manoel Jr analisa 100 dias de gestão, anuncia programa de habitação e criação de banco de fomento em Pedras de Fogo-PB


O prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior (Solidariedade), realizou live na tarde do último sábado (10), na qual fez um balanço das principais ações nos primeiros 100 dias de sua gestão. A transmissão aconteceu no canal oficial da prefeitura no Facebook. Na oportunidade, o prefeito anunciou a criação do Programa de Habitação – Morar Bem  e a criação do banco de fomentos “Nova Chance”, que dará oportunidades ao microempreendedor da cidade.

O Programa Bem Morar será executado pelo Fundo Municipal de Habitação, que destina recursos dos royalties do petróleo para a construção de moradias para população carente da cidade.

Na live, Dr Junior, como é conhecido o prefeito, também citou algumas de suas várias ações a frente da prefeitura, como a retomada do transporte escolar gratuito para estudantes universitários e do ensino médio na zonal rural; pavimentação asfáltica e calçamento de ruas, num total de 3,8 km; corte de terras para pequenos produtores rurais; distribuição de sementes; Criação da Controladoria Geral do Município; entre outras.

Outra ação importante da gestão foi a reativação do programa Núcleo de Processamento de Alimentos (NUPA), o popular Sopão, para atender a população carente da cidade. A entrega é feita em domicilio. Além de sopa, também são distribuídos pães para mais de 700 famílias cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS)  e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O programa foi idealizado pelo prefeito Dr Junior, nas suas primeiras gestões, em 1999, mas tinha sido desativo pelo ex-prefeito Dedé Romão. “O compromisso de minha gestão é sempre proporcionar o bem, cuidar e respeitar o povo de nossa terra, sobretudo os mais humildes”, disse.

A Prefeitura também realizou inúmeras ações para combater à Covid-19 e minimizar os efeitos da pandemia na cidade, sobretudo na população mais carente.

Dr Junior afirma que recebeu a Prefeitura com inúmeras dívidas, frota sucateada, entre outros problemas, mas ressalta que com um choque de gestão está conseguindo colocar a máquina pública em ordem em pouco mais de três meses de gestão.

Confira abaixo algumas ações realizadas pela atual gestão:

AÇÕES DOS 100 DIAS DE GESTÃO

1 Cadastramento e recadastramento dos servidores ativos do município

2 Lançamento do calendário anual de pagamentos dos servidores

3 Transporte universitário gratuito para as instituições de ensino Superior de João Pessoa

4 Realização de entregas dos alimentos para as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional com o objetivo de promover o acesso a alimentação através da agricultura familiar (P.A.A)

5 Criação do Fundo Municipal de Habitação, através de um projeto de lei que determina que ao menos 30% dos royaltes sejam aplicados para essa ação

6 Reativação do Ensino Médio na Escola Edgar Guedes, localizada no sítio Una de São José

7 Compra de materiais para reforçar as ações preventivas de combate à Covid-19 nas escolas da nossa cidade, investindo em termômetros digitais, álcool gel 70%, torneiras e lavatórios de mãos, tapetes com desinfetantes bactericidas, borrifadores e dispensers dosadores para álcool em gel

8 Ações de manutenção e laminação das estradas vicinais, o programa de manutenção das estradas, acontece de forma continua nas principais conexões entre as áreas rurais e os centros urbanos

9 Inicio do corte de terra da zona rural, mais de 700 horas de máquina para realizar o serviço

10 Distribuição de 2 toneladas de sementes (feijão e milho) para representantes das associações rurais

11 Entrega de atividades remotas para nossos alunos durante o período de pandemia

12 Inauguração e ativação de dois centros de atendimento e combate à Covid-19 na cidade

13 Revitalização da frota de ônibus escolares, serviços de funilaria e pinturas, serviços de tapeçaria dos bancos, aquisições de baterias e pneus novos

14 Entrega dos novos kits de fardamentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e vigilância sanitária

15 Compra, manutenções e instalações de novas bombas d’água para localidades rurais

16 Transparência – Secretários participam de audiências públicas e apresenta relatórios com gastos e ações, tendo em vista a omissão da gestão passada que nunca prestou contas aos vereadores e a população em geral

17 Entrega de 6 toneladas de peixes e 6.000 cocos, para a população carente na Semana Santa

18 Criação da Controladoria Geral do Município de Pedras de Fogo

19 – Calçamento da Rua Antônio Lins Borba (Rua do Sopão) – 600 metros de pavimentação

20 – Instalação da coordenadoria das políticas públicas para as mulheres

21 – Descentralização para atender a vacinação contra Covid-19

22 – Pagamentos de R$ 2.205.875,30 dos débitos pendentes deixados pela administração anterior

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